A Amiga Genial -série baseada em livro da escritora “fantasma” Elena Ferrante – tem estreia marcada na HBO

Sabe aquela expressão “ninguém sabe, ninguém viu”? Serve para a escritora italiana Elena Ferrante. Ela até pode não ser Elena, não ser uma mulher ou ser uma outra pessoa conhecida no meio literário. Elena nunca foi vista e o registro de sua existência -seja da maneira que for- é a linha de best-sellers originados do primeiro, “A Amiga Genial“, que virou uma série de oito episódios, dirigida por Saverio Costanzo, e terá sua estreia no Brasil mo próximo dia 25 de novembro, às 22h, na HBO.
E o marketing de “fantasma” funcionou para Elena e sua editora, a Ferrante. Afinal, como não saber a identidade da autora, um dos maiores fenômenos da literatura internacional contemporânea e é autora da chamada “Tetralogia Napolitana”. Além de “A amiga genial”, a história segue por três outros livros: “A História do Novo Sobrenome”, “História de quem foge e de quem fica” e “História da Menina Perdida”.Os volumes contam a trajetória das amigas (e inimigas) Elena Grego, a Lenu, e Raffaella Cerullo, a Lila, por seis décadas, em Nápoles, na Itália, a partir dos anos 50. As estreantes Elisa Gel Genio e Ludovica Nasti interpretam Lenu e Lila, respectivamente, na infância. Já na adolescência, Gaia Girace é Lila e Margherita Mazzucco, Lenu.
A produção terá um episódio de estreia e nos três domingos seguintes dois consecutivos e em 16 de dezembro vai ao ar o final da trama. Rodada em Nápoles, cenário original da história, é falado em italiano e em partes no dialeto napolitano (que difere bastante do idioma em geral). O roteiro foi co-escrito por Costanzo, Francesco Piccolo, Laura Paolucci e a própria Ferrante. Segundo o diretor, as interferências de Elena foram feitas por intermédio de sua editora.