Logo
  • Cinema
  • Comportamento
  • Gastronomia
  • Moda
  • Música
  • Personalidades
  • TV
  • Viagens

A arte gastronômica e de vida do Espaço Tibet em Três Coroas

Meu flerte com o restaurante Espaço Tibet, localizado em Três Coroas, durou alguns anos. Sempre que passava na estrada pensava em chegar no local, que tanto era falado por sua exclusiva culinária – e deliciosa. Na semana passada lá estive a convite para conhecer o serviço de eventos que eles estão dispondo ao público, como casamentos, aniversários ou uma reunião em ambiente exclusivo para um grupo familiar ou de amigos. Bem, claro que eu larguei um “como não vim aqui antes ?” e também um “Como não trouxe meus amigos que vêm ao sul do país nesse pequeno paraíso?” Sim, paraíso lúdico feito pelas lembranças agradáveis do tibetano Ogen do seu país, vivência cedo tirada dele por ter que, junto com os seus irmãos menores, fugir para a Índia atravessando um Himalaia gelado – que lhe deixou sequelas físicas – e sem mais poder retornar. Agora já digo que mais do que ter me deliciado com as iguarias preparadas por Ogen, eu trouxe daquele recanto uma força de viver.

tibet trouxas

 

Ogen é um artista plástico. Cria arte em esculturas. Desenha mobiliário. A arte define a sua cozinha. “No Tibet não existem chefs ao se falar em gastronomia. Todos somos especialistas por preparar a comida desde cedo”, diz ele, com seu carregado sotaque. “Não existe receitas estabelecidas, você vai criando com a sua sensibilidade, a sua…arte”, ressalta Ogen. Podemos traduzir isso por alma. Após a fuga, foi para outros países e chegou no Brasil há nove anos. Conheceu a mulher e sócia Drika no Templo Budista de Três Coroas. Fizeram um restaurante, um sonho a ser compartido com os clientes. Cores vibrantes, imagens sagradas, flores, fontes, a natureza do local e ao som de mantras entoados em caixas de som. Mas viemos falar dos pratos, não é?  Abrimos com um chá preto com gengibre e especiarias de boas vindas e terminaremos com um um chá com manteiga e anis. Vamos citar algumas iguarias, ok? Que tal como entrada o Motup: trouxinhas tibetanas cozidas no vapor, salteadas na manteiga ao molho vermelho com castanhas de caju e especiarias tibetanas. Sabores: Sha (carne), alu (batata), nhotsé (legumes). Salada pode ser a de rúcula com tomates secos e queijo de búfala. Prato principal bem típico.Racha: pernil de cordeiro ao molho de cravo ou anis.  Entenda que esse cordeiro é quase se desmanchando, levíssimo. Dizer que é divino é insignificante! Acompanhamento ? Aposte no arroz branco flambado na manteiga com castanhas de caju picadas e gergelim preto, batatas cozidas e seladas na manteiga com ervas finas e cenoura caramelada. A sobremesa pode ser um purê de maçã ou banana com sorvete.

tibet principal

 

Não compreenda. Permita-se. O Espaço Tibet fica há 100 km de Porto Alegre.

Espaço Tibet
Rua Alagoas, 361 – Bairro Águas Brancas
Três Coroas/RS
Fone: (51) 3546-5763
Aceita cartões Visa e Master
www.espacotibet.com.b

arteEspaço TibetGastronomia TibetanaTibetTrês Coroas
Compartilhe este post

Ranieri Rizza

Sou um jornalista apaixonado por cinema, assim como cultura em geral, comportamento, viagens e muitas outras coisas bacanas da vida. Quem me conhece sabe do olhar que tenho pelo novo sem deixar de lado a história que constrói o presente . Quem não ainda, convido para adentrar nesse mundo de ideias que valorizam a criação. Bem vindo ! Ranieri Rizza

Post relacionados

Revelação em design de móveis e objetos, João Pedro Candiago traz a beleza do simples com sofisticação

abril 20, 2021

Senplo: Minimalismo ‏Sofisticado e Atitude Despojada

janeiro 29, 2016

Filme gaúcho “Irmã” está na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e pode ser conferido online e gratuito

janeiro 22, 2021
1 comentário General

1 Comment

  • Cristina
    maio 18, 2018 3:57 pm

    Achei legal a reportagem sobre o espaço tibet. no entanto. acho que o local não reflete a realidade dos tibetanos nem em tempos aureos.

    Reply

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

 
Sou um jornalista apaixonado por cinema, assim como cultura em geral, comportamento, viagens e muitas outras coisas bacanas da vida. Quem me conhece sabe do olhar que tenho pelo novo sem deixar de lado a história que constrói o presente . Quem não ainda, convido para adentrar nesse mundo de ideias que valorizam a criação. Bem vindo ! Ranieri Rizza