American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace estreia no Brasil e mostra estética “kitsch” do universo do estilista

É claro que ao se falar na estreia no Brasil , pelo Canal FX, na série American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, acontecida um dia após a exibição nos EUA, o assunto principal é a condução da atração que retrata o homicídio do estilista italiano, mas não tem como se escapar de citar do visual exuberante (no mau sentido) presente em diversos elementos do episódio. Um tanto pelo estilo da época, Versace foi assassinado em 1997, mas o primeiro encontro entre ele e Andrew Cunanan, o psicopata que também matou outros quatro homens, teria acontecido sete anos antes, mas também pelo gosto duvidoso da família do italiano. A mansão em South Beach, em Miami (locação real) já exemplifica isso com suas colunas e dourados. Mas, sem ser arquiteto, decorador ou especialista em moda, não se pode escapar de observar os modelos – e todo o complemento – de Donatella Versace (sem escapar o cabelo loiro “palha” e o “bico de pato”, já na onda dos exagerados preenchimentos que ocupariam a sua face). O look playboy do namorado de Versace, Antonio D’Amico, e o próprio com direito à calças brancas, cintos e estampas muito chamativas. Entenda-se que era a grife da Medusa como símbolo o “objeto do desejo” das emergentes – e aquela década foi delas(no mau sentido).
Mas tudo é um luxo ao se falar como atração. Produzido por Ryan Murphy (American Horror Story, Glee, Feud), que também dirigiu esse primeiro episódio (no total são nove), traz interpretações e caracterizações perfeitas de Édgar Ramirez (Versace em incrível semelhança), Ricky Martin (D’Amico), Penélope Cruz (Donatella) e o jovem Darren Criss – que foi astro da série “Glee” e aqui tem seu grande momento – como Cunanan. A família Versace se manteve afastada da produção – a qual não viu com bons olhos. Donatella é mostrada como um tanto calculista e tem a questão de que Gianni era HIV positivo, segundo a obra em que se baseia, “Vulgar Favors”, de Maureen Orth. American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace vai ao ar às quintas-feiras, às 23h, no Canal FX.