“The Other Side of the Wind” – O retorno nunca acontecido de Orson Welles !

A foto acima reúne um trio de indiscutível respeito na história do cinema americano: John Huston (1906-1987), Orson Welles (1915-1985) e Peter Bogdanovich (77). O motivo era a rodagem de “The Other Side of the Wind”, que marcava o retorno do mestre Orson Welles na direção à indústria hollywoodiana, da qual estava afastado desde “A Marca da Maldade” (A Touch of Evil), no final da década de 50. Aqui os três atores e cineastas estão em um intervalo no set no Arizona. Huston era o protagonista e Bogdanovich iniciou em um papel e migrou para outro, após a demissão do ator original. Nada a estranhar ao se falar de uma produção inicialmente prevista para ser feita em oito semanas, durou seis anos e nunca foi concluída. O filme foi turbulento em sua história, que o próprio Welles deixava em enigma sobre o real significado, e situação financeira complicada. O escritor Josh Karp lançou ano passado no mercado americano o livro “Orson Welles’s Last Movie: The Making of The Other Side of the Wind”.
Na ocasião, Welles era o homem que trazia em seu currículo aquela que é até hoje uma das obras mais celebradas do cinema, “Cidadão Kane”(1941), e outras memoráveis como “Soberba” (1942) e “A Dama de Xangai (1947), entre outros. Depois de “A Marca da Maldade” , Welles foi para a Europa onde dirigiu filmes como “O Processo” e “Falstaff – O toque da meia-noite”, esse que teve uma carreira confusa por questões de direitos de produção. Em “The Other Side of the Wind”, o diretor trouxe suas características brilhantes e polêmicas, como trabalhar sem roteiro e dizer não ter uma noção verdadeira sobre o que tratava o filme. Da história se sabia ser a de um famoso cineasta chamado Jake Hannaford, que retorna de um auto-exílio na Europa para rodar em Hollywood um filme também chamado…”The Other Side of the Wind”. Orson Welles disse não ser autobiográfico. No mais, começos e recomeços, um elenco brilhante, problemas com investidores e direitos entre esses. Aqui, a obra entrou para o cinema como inacabada e recheada de fatos e lendas de bastidores.