Spirito Santo celebra 12 anos e traz em “El Camino” a sua multiplicidade de sentidos para a moda

Grife titulada como de alfaiataria contemporânea, a Spirito Santo comemora seus 12 anos de existência nesse mês e mostra que a sua verve de referências vai muito além da criação de modelos (de muita qualidade e beleza, diga-se). A campanha “El Camino” me originaria a aqui escrever sobre a coleção inverno, mas como resistir de sucumbir à explosão de efeitos ocasionados pelo fashion film e material feito na Patagônia ?
Não, eu não tenho como não assumir um deslumbre e dizer que a marca concebida pelos irmãos Andreas e Frederico Renner Mentz traz o melhor até aqui do seu reservatório, seja em estética criativa,reminiscências culturais, respeitabilidade sustentável e muito mais. Ao redigir aqui, eu próprio não fujo de minhas lembranças de uma incrível viagem feita por essa região múltipla em cenários. Tudo a ver com o universo Spirito Santo. A(s) ideia(s) se complementa(m) em paisagens e nos modelos de peças. O clima inóspito e ao mesmo tempo aconchegante de glaciares, cordilheiras e desertos gélidos faz, como diz o próprio slogan da campanha, cair “na estrada”. E esse termo pode ser entendido como físico-existencial e materializado nos tons terrosos dos desertos, o azul das geleiras e o verde dos lagos, assim como as estampas étnicas de parte representativa da população local de onde foi gravada a obra.
De modo pessoal, me remeto às Américas e a liberdade de filmes como “Diários da Motocicleta“, de Walter Salles Jr., e “Zabriskie Point“, do mestre Michelangelo Antonioni, como representativos no elogio da ousadia. E se falamos nisso na moda da coleção “El Camino”, podemos exemplificar as novas cores e padronagens dos ternos, as já tradicionais camisetas rockers (amo) da marca e jeans raw (fabricados com redução do uso de água), moletons confortáveis de acabamento rústico. Jaquetas de nylon e calças de moletom também são alguns dos itens de destaque. É de sentir o vento no rosto e o prazer de estar no mundo.
Créditos da campanha
Fundador e Diretor: Andreas Renner Mentz,
Modelo: Matheus Plentz
Fotógrafo: Gian Michailoff
Stylist: Pati Pontalti
Captação de vídeo: Luis Floriano Azevedo e Gian Michailoff
Direção de vídeo: Luis Floriano
Edição de vídeo: Luigi Vieira
Música Original: Atrás das Nuvens, banda El Negro
Voz: Trecho do depoimento de Jorge Yanicelli em audiência contra as represas em Río El Calafate