Armando Babaioff estreia no Brasil a montagem de “Tom na Fazenda”

Crédito:Claudio Marmorosch
O ator Armando Babaioff realiza hoje a concretização de um projeto que começou a ser idealizado há dois anos, quando um amigo lhe falou de um filme baseado na peça teatral de um autor canadense. A obra era “Tom na Fazenda” (Tom à la Ferme), dirigido e protagonizado por Xavier Dolan e de autoria de Michel Marc Bouchard, que agora chega em cartaz no Teatro Oi Futuro, no Rio de Janeiro, produzida e com Babaioff no papel de Tom. No mesmo dia em que soube da existência da peça, Babaioff foi atrás do texto na internet, em inglês, e iniciou a tradução. Quando essa foi concluída ele já detinha os direitos autorais para lança-la no Brasil. Logo depois, o ator foi para Montreal, representar o filme “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz, no “Festival des Films du Monde”, e por coincidência encontrou Michel. Os dois tornaram-se amigos e o canadense veio para o Brasil para a estreia do espetáculo, cuja a direção foi entregue à Rodrigo Portella.
A trama gira em torno de Tom, que após a morte do namorado viaja até a fazenda onde moram a sogra e o cunhado. Tom é um perfeito estranho para todos, ninguém sabe quem ele é, assim como desconheciam a orientação sexual do recém falecido. Nesse ambiente rural austero, Tom não consegue dizer a verdade e vai se enredando numa farsa. “A peça fala sobre homofobia, mas também fala de amor, de coragem, da covardia, sobre a verdade e a mentira de ser quem somos. Fala de mim, de você e de todos nós. Foi escrita em Montreal, em francês, e se tornou uma obra universal”, conta Armando, que está finalizando sua participação como o médico Bruno na novela “A Lei do Amor”.
“Está tudo tão esquisito no mundo lá fora que o único lugar que não me faz perder a esperança é aqui dentro, no teatro. O teatro é a minha fé, a minha proteção. Ele até me traz conforto, mas ele não me acalma; me inquieta. Uma inquietação minha, do meu convívio com o mundo, o de lá de fora. No ano em que eu traduzi essa peça, 343 seres humanos foram assassinados pelo simples fato de serem quem eram. Matam-se mais homossexuais no Brasil do que nos 13 países do Oriente e África onde há pena de morte contra os LGBT“, completa Babaioff, que divide o elenco com os atores Gustavo Vaz, Kelzy Ecard e Camila Nhary.
Tom na Fazenda
De 24 de março a 14 de maio
Teatro Oi Futuro Flamengo
Rua Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Quinta a domingo, 20h | Nível 7
Entrada: R$ 30,00 | Classificação etária: 18 anos