
Dois incríveis bares argentinos entre os melhores de mundo
Presidente Bar (divulgação)
Buenos Aires mantém sempre seu ar cosmopolita europeu. A frenética vida diurna e noturna de seus restaurantes, cafés, bares e ‘clubs’ não para na capital argentina. Se o movimento sócio-cultural intenso contribui para isso, mas não se renegue a criatividade e qualidade dos locais, em principal os que fazem a noite portenha ser uma festa.
Aqui, dois exemplos de bares que têm em seus drinques a reputação que abre portas, aliados à aspectos arquitetônicos e de decoração, atendimento primoroso e muito charme. Os dois assumem um aspecto ainda mais exclusivo por estarem nas listas dos 50 e 100 Melhores Bares do Mundo 2018, promovido pela William Reed Business Media, e que esse ano teve premiação em Londres. O Florería Atlántico foi eleito o 14º do mundo, enquanto o Presidente Bar, foi consagrado como o 53º a ser destacado em todos os continentes. Ah, mesmo com o surgimento de novos bairros como centro de agito, os dois têm em comum de terem endereço na tradicional e glamourosa Recoleta. Em ambos, uma gastronomia irreparável para acompanhar. Se por lá estiverem, disfrutenlos!
FLORERÍA ATLÁNTICO
Arroyo 872 - Recoleta
É um dos mais famosos de Buenos e tem esse nome por ter uma floricultura em cima dele, que está no subsolo. Mas assim como se conta de flores, se diz de muitos (e citamos apenas alguns detalhes). O proprietário Tato Giovannoni além de saber sobre coquetéis (of course, se falamos no prêmio) pintou as imagens de monstros marinhos nas paredes (o atlântico, capisce?). Para ele, todo o conceito homenageia todos os imigrantes que construíram a cidade. Os drinques mesclam o xerez (Espanha), o gim e o uísque da Inglaterra, a polonesa vodka. O Negroni Balestrini é o carro chefe com Campari destilado no local, o gim (chamado de Príncipe dos Apostoles) é uma criação de Giovannoni com erva-mate e eucalipto e Averna Amaro substituindo o vermute. No mais, uma gota do oceano Atlântico dá a salinidade. O enfeite é com pinhões e fumaça de eucalipto, ok? Mas tem muito mais do mundo em seus diversos coquetéis.
Florería Atlántico (divulgação)
PRESIDENTE BAR
Avenida Presidente Manuel Quintana 188 - Recoleta
Classudo como convém ao título de Presidente Bar. Claro que estamos na Argentina e esse glamour clássico tem endereço no bairro Recoleta. Tetos altos, candelabros, lustres e um bar privado localizado atrás de uma biblioteca.
Está em um casarão e desde que foi inaugurado em 2017 faz parte da "movida porteña". No extenso balcão, o famoso bartender Seba Garcia comanda a equipe. O Negroni del Sur, reina entre os drinques. Nessa homenagem ao clássico da coquetelaria, gengibre macerado com cedro, Campari,vermute artesanal de malbec, especiarias e a fruta pomelo. Mas só haverão descobertas incríveis ao se deparar com alguns integrantes da carta. Por exemplo, o Milano Torino, uma versão sem gim do Negroni, ou o aromático Julep Pampeano, que conta em sua fórmula com bourboun, menta fresca e a mistura de pomelo com cedro do pampa.
Seba Garcia - Presidente Bar