Halston, o ícone da moda americana ganha documentário e devida lembrança

Talvez você não saiba, mas a tão dita frase no atual mundo da moda, “menos é mais” (less is more) foi criada há mais de 40 anos pelo primeiro estilista superstar da América, Roy Halston Frowick, conhecido como Halston (1932-1990). Quem sabe você desconhece em total a história da moda e da cultura pop das últimas décadas. Falar em Halston é dizer do criador do famoso chapéu rosa da ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy, em seu início de carreira, e que após abrir sua primeira boutique, em 1968, criou um conceito libertário e de pura elegância no vestir. Modelos prontos para uso, sustentados por uma estética forte e minimalista. Sua filosofia era simples: linhas limpas, silhuetas elegantes e facilidade de movimento. Estreia em 24 de maio, nos EUA, o documentário “Halston“, dirigido pelo cineasta francês Frédéric Tcheng (Dior e Eu; Diana Vreeland: o olhar tem que viajar).
Halston com duas de suas clientes e amigas, Liza Minelli e Elizabeth Taylor – Foto: Frank Johnston
Jacqueline Kennedy, Andy Warhol, Liza Minelli, Marisa Berenson, Pat Cleveland e Bob Calacello são apenas alguns dos entrevistados em duas horas de filme. Eles contribuem para dar detalhes à história da ascensão e o declínio de Halston, devido a uma mal sucedida venda da grife e uma inescrupulosa demissão do próprio pelos que a adquiriram. Ele poderia transitar entre as maiores estrelas de Hollywood como com astros do rock, como Mick Jagger e Michael Jackson, atrizes e socialites. O lugar preferido para tudo, na maior parte dos anos 70, foi o mitológico club nova-iorquino Studio 54.
Auge: Halston, Bianca Jagger, o cineasta Jack-Haley-Jr. e sua então mulher Liza Minnelli, Michael Jackson e a atriz Maria Schneider. Time de peso no réveillon de 1977 no Studio 54
Mesmo quando o legado de Halston desapareceu de vista, sua influência continuou no trabalho de designers como Marc Jacobs e Tom Ford, que cultivam silhuetas simples e elegantes que lembram o seu “menos é mais”. O trailer detalha a luta do designer para manter sua marca de luxo, ao mesmo tempo em que reforça sua missão de “vestir toda a América”, incluindo as consequências de um acordo com a JC Penney que levou a Bergdorf Goodman a parar de vender suas peças. “Halston” foi exibido com críticas positivas em geral no Festival de Cinema de Sundance de 2019.
Veja o trailer abaixo.