Male lança coleção “O Pampa” e prima por alta qualidade no mercado de cosméticos e perfumaria

Crédito fotográfico: Italo Gaspar
Foi em uma viagem pelo Marrocos que Alexandre Becker Vieira despertou para a ideia de criar uma linha de produtos cosméticos e perfumaria, a Malelab, chamada comercialmente de Male. Após meses viajando, com o cabelo fora de corte, a barba mal feita e pele descuidada, Alexandre entrou em uma barbearia em Marrakesh. “De cabelo lavado, cortado à perfeição na navalha, toalha quente na barba, rosto esfoliado e hidratado, um copinho de arak e uma massagem no pé, me perguntei quando que eu havia sido tratado assim e se existiam lugares assim no Brasil e, sobretudo, se existiam produtos masculinos de tanta qualidade por aqui“, conta ele. De volta ao Brasil, Alexandre, que é formado em psicologia forense, iniciou uma intensa pesquisa buscando parcerias com os melhores fornecedores e com dedicação integral ao projeto. O objetivo de formular uma única linha cosméticos com excelência em matéria prima, tecnologia de ponta, multifuncionalidade, sofisticação e alta perfumaria foi concretizado há seis meses.
Localizada na Galeria Champs Élysées (Rua 24 de outubro, 435, loja 19), no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a Male recentemente lançou a coleção “O Pampa“, que, segundo Alexandre, traz referências olfativas de sua infância, na história dos homens da sua família, que é do interior de RS, da cidade de Alegrete, e inspirada no bioma que une o sul do Brasil, Uruguai e Argentina. O próprio empresário é o modelo para a campanha, reforçando a pessoalidade e veracidade dessa origem. Os duas novidades da linha são uma a colônia – com nome de Ibirocai- e um home spray/água de passar que traduz o espírito gaúcho dos pampas em aroma. Cheiros costurados pela botânica e natureza, herbais e leves que “conversam” entre si. Exemplo, se for usada a cera de cabelo que tem a nota olfativa de chá verde e junto o hidratante facial que tem o registro da hortelã pimenta existirá uma unidade. Mas Alexandre demostra o seu savoir faire e elegância cultural (e quem o conhece não estranha isso) ao buscar elementos na linha das colônias: a Male 01 é um cítrico amargo, clássico, inspirado nas primeiras feitas como o Eau Sauvage da Dior, de 1968; o Copacabana Nuit, homenagem ao livro de Mario Testino,inspirado em um por-do-sol do Arpoador, um oriental mais sexy, com notas de laranja vermelha, couro, especiarias, âmbar; e por último o Ibirocay, que abre com lavanda, alecrim, cedro, bergamota e outros componentes que remetem a um vintage, um perfume mais antigo e terroso, úmido, características que remetem ao pampa.
Além da base em Porto Alegre, a Male pode ser encontrada no espaço AHLMA, do empresário carioca André Carvalhal em parceria com Rony Meisler (grupo Reserva) no Leblon, no Rio de Janeiro. A loja que se define como um espaço de co-criação e promete fazer roupa enquanto reflete sobre consumo, indústria têxtil e os caminhos pra mudar as formas de se relacionar com essas questões. A AHLMA é uma marca de roupas, mas, como tudo que André costuma produzir, não é só isso. E a Male já está com sua linha de produtos neste novo e inovador projeto dos visionários e consagrados empreendedores. Outros pontos de venda no Brasil estão em São Paulo (Diária Bem Estar) e Belo Horizonte (Casa 89). Em Porto Alegre a Male é vendida também no Salão Cubo (Cristóvão Colombo 3000) .