Versão teatral de “Dogville” estreia com elenco estelar no Rio de Janeiro

Sem dúvida, a grande atração teatral que estreia no Rio de Janeiro nessa sexta-feira, dia 02 de novembro, é “Dogville“, baseado no filme homônimo feito em 2003 pelo cineasta dinamarquês Lars Von Trier. A assinatura do espetáculo que ocupará o Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, é do premiado diretor Zé Henrique de Paula, do Núcleo Experimental de São Paulo. À frente de um super elenco estão Fábio Assunção e Mel Lisboa, essa vivendo Grace, papel que no cinema foi de Nicole Kidman. Ela é a jovem mulher que chega à pequena cidade título nos anos 30, durante a depressão americana, supostamente foragida e é abrigada pela bondosa comunidade, para a qual, em agradecimento, oferece pequenos serviços. Ao descobrirem que ela é procurada por um gangster e a polícia, os afáveis moradores, um por um, passam a explora-la em troca do silêncio, chegando ao auge de uma servidão imposta.
Nessa trama sobre as mazelas de pequenos poderes, valores e aspectos pseudo-moralistas, o espetáculo já conta com a marcação teatral que fez todo o diferencial na obra cinematográfica: um cenário único, com marcações de chão e poucos móveis e objetos. É puro teatro, seguindo a estrutura cênica do roteiro na tela grande. Outros 14 atores, além de Mel e Fábio, dão importância à narrativa. São eles Selma Egrei, Eric Lenate, Marcelo Villas Boas, Rodrigo Caetano, Bianca Byington, Chris Couto, Gustavo Trestini, Thalles Cabral, Dudu Ejchel, Blota Filho, Fernanda Thuran, Fernanda Couto, Anna Toledo e Munir Pedrosa.
DOGVILLE: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 80. Classificação: 16 anos. De 2 de novembro até 16 de dezembro. Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea. Tel: (21) 2294-1096.