Arquitetura
Evento “Vozes da Arquitetura”, promovido pela Associação Sala de Arquitetos, supera expectativas em sua primeira edição

O presidente da Associação Sala de Arquitetos, Ênio Stumpf, junto do palestrante Francisco César Groch
(Crédito das fotos: Fábio Grison)
O Hotel Intercity Caxias do Sul recebeu, no dia 23 de setembro, a primeira edição do “Vozes da Arquitetura”, promovido pela Associação Sala de Arquitetos. A ocasião superou as expectativas ao reunir, aproximadamente, 400 participantes, entre profissionais, estudantes e entusiastas da área, reiterando a relevância da iniciativa para o setor. Ao longo do dia, a plateia acompanhou um cronograma intenso e multidisciplinar, que promoveu reflexões sobre sustentabilidade, inovação, mobilidade urbana, ética e estética na prática arquitetônica. A jornada foi encerrada pelo arquiteto e designer Maurício Arruda, reconhecido pelo trabalho em design de interiores e pela apresentação do programa Decora. Em sua palestra intitulada “Perguntas pra vida toda”, Arruda instigou o público a refletir sobre cinco questões fundamentais que orientam projetos: Por que fazer? Pra quem fazer? O que fazer? Com quem fazer? Como fazer?
A vice-presidente da Associação, Gabriela Lampert, ao lado da integrante da diretoria da Associação, Grasiele Forini
Além de Arruda, a programação contemplou nomes de destaque como o arquiteto português Rui Pinto Gonçalves e os especialistas Antonio Macedo, Saymon Dall’Alba, Manuela Bof, Deise De Conto, Chirochi Shimizu Junior, Simone Fraga, Mégui Dal Bó, João Martin e Francisco César Groch, que trouxeram olhares complementares sobre os rumos da arquitetura frente a desafios como as mudanças climáticas, a urbanização acelerada e as novas formas de convivência. Para a diretoria da Associação Sala de Arquitetos, composta pelos arquitetos, Ênio Stumpf (presidente), Gabriela Lampert (Vice-presidente), Alessandra Mosna, Bruna Rossi, Daniel Pontalti, Mégui Dal Bó, Simone Martini e Grasiele Forini, o saldo dessa primeira edição foi extremamente positivo: “Nosso objetivo foi criar um espaço de troca e inspiração, para vislumbrar a arquitetura como ponte entre estética, funcionalidade e ética. Ver a adesão de tantos colegas de profissão e estudantes nos mostra que a categoria busca e valoriza momentos de reflexão como esse”, destacou Stumpf.
As integrantes da diretoria do Sala de Arquitetos, Bruna Rossi e Simone Martini

Arquitetura
Arquiteta Silvana Spode Garcez é destaque por projeto arquitetônico de alto padrão em Caxias do Sul

Conhecida pela relevância em desenvolver moradas que se destacam por elementos como beleza, bem estar, conforto e funcionalidade, a arquiteta Silvana Spode Garcez é um nome em evidência na sua área. “Sinto-me realizada em contribuir para o embelezamento da cidade e a construção de novos cenários urbanos nos bairros nobres de Caxias do Sul”, relata a profissional formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos – que atua no mercado da construção civil desde 2018, com prédios residenciais de luxo que levam sua assinatura. Neste ano de 2025, Silvana é a responsável pela concepção do Edifício Portovenere, no bairro exposição, e que já é conhecido como um “objeto do desejo” quando se fala em bem morar. Também faz parte de seu currículo o planejamento do Athénée, localizado no mesmo bairro, cujas respectivas construtoras são a Atlantis Incorporadora e a Exacta Engenharia.
Traz da sua base profissional, do início de sua carreira, o trabalho com arquitetura de interiores, o qual considera importantíssimo para o desenvolvimento do projeto como um todo. Silvana se destaca pelo cuidado com os detalhes de forma e função em cada concepção a ela designada. “A arquiteta imprime sua identidade aos projetos dos edifícios, uma marca que vem a partir do traçado do jogo de volume das sacadas para criar movimento visual, em composição com o uso de vidros refletivos, que trazem leveza“, explica, ressaltando que, os espaços, hoje, precisam ser elaborados d modo que prevejam, em planta baixa, a tendência crescente de móveis com dimensões cada vez maiores, o que define o formato de um living, por exemplo. E lembra que outra tendência, possibilitada pela engenharia, são os ambientes integrados e amplos, com grandes vãos, sem vigas, com o uso de lajes planas e com pilares nas extremidades, o que qualifica os espaços. E que a sustentabilidade é de grande primazia, como sempre existir a preocupação com a posição solar adequada e a ventilação de cada ambiente, pois esses detalhes têm relação direta com a economia de energia. Silvana Spode Garcez atua nos fundamentos da arquitetura, em que as questões funcional e de espaço se apresentam em primeiro lugar para depois se revestirem da delicadeza das formas e da adaptabilidade possível a cada ambiente. Ela é uma mulher que se insere em uma área notadamente masculina, projetando edifícios em áreas centrais da cidade.
Silvana entre os filhos, Arthur e Mariana, e o esposo Aroldo Garcez – Foto Leandro Araújo
-
Música1 ano ago
Rodrigo Pilla apresenta novo rumo na carreira usando o nome PILLA e com projeto iniciado com “O Cavalo no Telhado”
-
Cinema1 ano ago
“Barba Ensopada de Sangue” leva o incrível livro de Daniel Galera em filme homônimo para Gramado
-
Personalidades1 ano ago
Brasileira Giulia Be noiva com Conor Kennedy, sobrinho-neto de John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos
-
Comportamento1 ano ago
A vinda micada de Faye Dunaway ao RS em 1996
-
Eventos11 meses ago
Cidade Referência em Medicina, Caxias do Sul tem Inaugurada a Clínica Vertum 33
-
Streaming1 ano ago
“MONSTROS: A História dos Irmãos Menendez” – A tétrica realidade da serie sobre um crime americano
-
Teatro1 ano ago
Bailei na Curva, clássico do teatro gaúcho, completa 41 anos e ganha sessão com debate especial em Caxias do Sul
-
Streaming1 ano ago
O limite do fascínio do documentário “Faye”