Literatura
O céu não é azul: livro sobre daltonismo expressa sensibilidade e verdade
Leonardo Simas Thalheimer, 12, e Odir Simas, 82, respectivamente, neto e avô, são os autores do livro “O céu não é azul”, onde tratam com habilidade e leveza o daltonismo, condição genética que ambos possuem. “Eu e meu avô, Dio (eu me refiro a ele de assim porque, quando era pequeno, eu e meu irmão ouvíamos minha vó chamá-lo de Odir e ao repetirmos ficou Dio, que hoje é um apelido carinhoso) sempre fomos muito próximos – companheiros de férias e de brincadeiras. Ele está comigo em vários momentos da minha vida, como quando eu aprendi a caminhar, a andar de bicicleta e ao ganhar minha primeira medalha como atleta de natação. Por isso, escrever um livro com ele foi bem fácil”, conta Leonardo. “O daltonismo nos aproximou ainda mais. Têm coisas que só eu e ele entendemos e rimos disso. O Léo sempre levou essa condição numa boa, nunca se incomodou. Já, para mim, no meu tempo (quando era mais jovem), sofri muito com os comentários dos curiosos”, complementa Odir, que acrescenta que o neto deu um novo significado à sua vida.
“Eu descobri minha disfunção visual com quatro, cinco anos e vibrei muito quando soube que eu era que nem o Dio. Mas, ele chorou quando soube de mim. Como eu não me importo, afinal, é uma condição genética que não interfere em minha vida, o Dio aprendeu a gostar também e agora, com o livro, ainda mais”, declara Léo. E o avô consegue até ser bem-humorado: “é importante dizer que o daltônico leva uma vida normal. A não ser que queira ser piloto de avião, daí complica um pouco (risos)”.
Curiosamente, a ideia de escrever o livro não veio de nenhum dos dois e sim da mãe de Léo/filha de Odir, Daniela, que entrou em contato com uma facilitadora de leitura. Esta, juntou as ideias a princípio digitadas pelo avô e contadas em vídeo pelo neto. Depois de encontrarem uma editora, o livro demorou um ano e meio até ficar pronto. O lançamento foi na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Leonardo está no Instagram com a página @guridaltonico, onde divulga o livro, narra mais histórias, recebe mensagens e responde muitas perguntas. Da rede social, passou-se ao site e ao TikTok. O próximo passo é o canal no YouTube. “Falamos sobre como eu e meu avô vemos o mundo. Queremos ajudar outras pessoas, crianças e adolescentes, em especial, a não terem vergonha”, diz Léo. Odir, que hoje fala sobre daltonismo com muita naturalidade, se emociona ao afirmar que o neto “o transformou”. E garante estar bem-satisfeito: “plantei várias árvores, tenho duas filhas e três netos e escrevi um livro”. Para quem está curioso, o céu para o Leo é roxo. Já o Dio enxerga às vezes cinza, às vezes azul escuro.
Ficha Técnica:
Livro: O céu não é azul, 2024, 28 páginas, Editora Coralina, Porto Alegre
Autores: Leonardo Simas Thalheimer e Odir Simas
Prefácio: Letícia Wierzchowski, escritora
Ilustrações: Tassiel Melo
Eventos
Avô e Neto em Sessão de Autógrafos
A mamãe, Daniela Simas, e o filho escritor Leonardo Simas Thalheimer
A Galeria Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, foi cenário para a sessão de autógrafos do livro “O Céu Não é Azul“, onde Odir Simas e Leonardo Simas Thalheimer contam suas experiências como daltônicos. Eles receberam e autografaram para a família, amigos e público leitor. “O Céu Não é Azul” tem ilustrações de Tassiel Melo e prefácio da escritora Letícia Wierzchowski.
Crédito das fotos: Leandro Araújo
Daisy Simas e o marido escritor, Odir Simas
As amigas Magda Torresini e Jaqueline De Ross, que prestigiaram o evento
Karoline Zoppas, presença marcante na sessão de autógrafos
Nathalia Longaray Bellicanta e a mãe, Liane Longaray
-
Cinema6 meses ago
“Barba Ensopada de Sangue” leva o incrível livro de Daniel Galera em filme homônimo para Gramado
-
Música6 meses ago
Rodrigo Pilla apresenta novo rumo na carreira usando o nome PILLA e com projeto iniciado com “O Cavalo no Telhado”
-
Streaming6 meses ago
O limite do fascínio do documentário “Faye”
-
Personalidades6 meses ago
Brasileira Giulia Be noiva com Conor Kennedy, sobrinho-neto de John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos
-
Teatro5 meses ago
Bailei na Curva, clássico do teatro gaúcho, completa 41 anos e ganha sessão com debate especial em Caxias do Sul
-
Streaming4 meses ago
“MONSTROS: A História dos Irmãos Menendez” – A tétrica realidade da serie sobre um crime americano
-
Cinema6 meses ago
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre ao Leão de Ouro em Veneza mostrando a luta e resistência de Eunice Paiva
-
Comportamento6 meses ago
A vinda micada de Faye Dunaway ao RS em 1996