Sustentabilidade / Livro / Fotografia / Arquitetura
“Mãos na Obra” retrata o cotidiano dos trabalhadores de construção no primeiro “Edifício Verde” de Caxias do Sul, o Bosco Esposizione

Sustentabilidade ! A palavra que é essencial para a sobrevivência do mundo é o que define um “edifício verde“, termo concedido às edificações que respeitam processos ecológicos e utilizam tecnologias de ponta para economia de energia e água, além de aplicar materiais de forma eficiente e mantenedora da natureza. Caxias do Sul passa a contar agora com o primeiro prédio que faz jus ao nobre título com características de sustentabilidade social, ambiental e econômica, o Residencial Bosco Sposizione. E todo o processo foi registrado no livro “Mãos na Obra“, ricamente ilustrado com fotos de Fabiano Knopp e textos da textos da escritora Maya Falks, que ressalta o trabalho de homens e mulheres que, apesar de toda evolução, ainda é feito pelas mãos calejadas e o suor de muitos homens e mulheres nas construções civis. Em belas e marcantes imagens em preto e branco, Fabiano compõe sua arte atemporal e conceitual, revelando as condições das pessoas que constroem com maestria os sonhos de cada morador e que carregam o peso de cada tijolo, cada ferro sob sol forte, chuva e neblina, buscando erigir grandes edifícios em todas as partes do país. Maya inspirou-se nesses registros para construir em palavras os textos que as acompanham.
Pelo período de dois anos, Fabiano registrou o dia a dia dos operários, garantindo a eles significado e identidade. Em cada registro, tanto nas áreas externas quanto nas internas foram aproveitados os contrastes entre luz e sombra sem a utilização de luz artificial como a do flash, por exemplo. Ele inspirou-se em Sebastião Salgado (1944-2025), um dos nomes mais importantes no mundo na arte da imagem e em sua fotografia documental como forma de homenagear os trabalhadores e suas famílias.
O livro Mãos na Obra foi entregue a cada um dos funcionários da Construesse e aos moradores do Bosco Esposizione e presenteado aos parceiros de trajetória da empresa ao longo de seus 35 anos,, comemorados com o lançamento do prédio, ocorrido no dia 26 de junho. As fotografias ornam as áreas comuns do edifício que já ganhou várias premiações, antes mesmo de estar finalizado: o Rethinking The Future Awards 2020 e o The Plan Award 2020 (Mitsubishi Electric). Também está em processo para a obtenção do Green Building Council – GBC Brasil Condomínio, certificação concedida às edificações que protegem a saúde dos seus ocupantes e dos trabalhadores durante a construção, respeitando o entorno.
Sobre a Construesse Construtora e Incorporadora
A Construesse foi fundada por Volnei Sebben e hoje é dirigida por seus filhos, arquitetos João Paulo e Ana Lúcia Sebben. A empresa trabalha há 35 anos em construção civil no mercado gaúcho. Com mais de 1,5 mil unidades entregues, soma mais de 200 mil metros quadrados construídos e milhares de clientes. A construtora e incorporadora reúne competências diversas, em trabalho compartilhado com alguns dos melhores profissionais e empresas da área. Isso tudo se materializa, por exemplo, com o uso do sistema BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, um processo que utiliza modelos tridimensionais inteligentes para gerenciar informações sobre um projeto de construção ao longo de seu ciclo de vida.
Residencial Bosco Esposizione
Endereço: Rua Santos Dumont, 1244, bairro Exposição, Caxias do Sul

-
Música1 ano ago
Rodrigo Pilla apresenta novo rumo na carreira usando o nome PILLA e com projeto iniciado com “O Cavalo no Telhado”
-
Cinema1 ano ago
“Barba Ensopada de Sangue” leva o incrível livro de Daniel Galera em filme homônimo para Gramado
-
Personalidades1 ano ago
Brasileira Giulia Be noiva com Conor Kennedy, sobrinho-neto de John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos
-
Comportamento1 ano ago
A vinda micada de Faye Dunaway ao RS em 1996
-
Eventos12 meses ago
Cidade Referência em Medicina, Caxias do Sul tem Inaugurada a Clínica Vertum 33
-
Streaming1 ano ago
“MONSTROS: A História dos Irmãos Menendez” – A tétrica realidade da serie sobre um crime americano
-
Teatro1 ano ago
Bailei na Curva, clássico do teatro gaúcho, completa 41 anos e ganha sessão com debate especial em Caxias do Sul
-
Streaming1 ano ago
O limite do fascínio do documentário “Faye”