Artes Plásticas
Gravura apresenta “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos”, de Eduardo Mester, e “O Elo Invisível”, por Mariella Horianskï
Os artistas Eduardo Mester e Mariella Horianskï trazem diferentes perspectivas sobre cidades
A Gravura Galeria de Arte sedia a partir dessa quinta-feira, dia 07 de novembro, as mostras “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos”, pelo artista Eduardo Mester, enquanto Mariella Horianskï estará expondo as obras de “O Elo Invisível”. A Sala Negra terá “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos”, que se trata de uma imersão nas profundezas das metrópoles e das emoções humanas, em que Mester se posiciona como um observador invisível, refletindo suas próprias vivências no caos urbano. Ele retrata não apenas as cidades sem nome, como também a jornada de um indivíduo em busca de sentido e conexão em meio ao tumulto e à solidão. A exposição é uma celebração da resiliência humana e um testemunho da luta pessoal de Mester. Seus trabalhos oferecem mais do que apenas uma visão da vida urbana; são um convite para refletir sobre nossa própria luta por pertencimento, conexão e significado em um mundo que parece, muitas vezes, indiferente e caótico.
Já a experiência que Mariella poderá ser vista na Sala Branca em “O Elo Invisível“, que começa com a busca abstrata dos elementos da natureza. Ao ser impactada por um período de profunda introspecção provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano,ela se propôs a explorar uma conexão entre a natureza, a resiliência humana em tempos de adversidade e a capacidade de transformação que emerge das cicatrizes deixadas pelas circunstâncias. A artista fez monotipia – impressões naturais no ambiente – quando as águas começavam a se retirar da Praça da Alfândega, dando origem a estas novas obras singulares. O uso de impressões recriadas, que incorporam pigmentos e elementos da própria terra devastada, permitiu conectar a matéria física à essência espiritual que a atravessa. A exposição tem a curadoria de Maria Helena Bernardes, que afirma que este é o ponto de virada da arte. “Talvez somente a arte possa nos comover com a beleza da lama fétida. E quando isso acontece, quem sabe, seja o início da cura”, conclui Bernardes.
EXPOSIÇÕES “CIDADES INVISÍVEIS – ROSTOS ANÔNIMOS” E “O ELO INVISÍVEL”, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE
Vernissage: 07/11/2024, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.
Visitação: 08/11/2024 até 30/11/2024, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS
-
Cinema3 meses ago
“Barba Ensopada de Sangue” leva o incrível livro de Daniel Galera em filme homônimo para Gramado
-
Música3 meses ago
Rodrigo Pilla apresenta novo rumo na carreira usando o nome PILLA e com projeto iniciado com “O Cavalo no Telhado”
-
Streaming3 meses ago
O limite do fascínio do documentário “Faye”
-
Cinema3 meses ago
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre ao Leão de Ouro em Veneza mostrando a luta e resistência de Eunice Paiva
-
Comportamento3 meses ago
A vinda micada de Faye Dunaway ao RS em 1996
-
Personalidades3 meses ago
Brasileira Giulia Be noiva com Conor Kennedy, sobrinho-neto de John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos
-
Teatro2 meses ago
Bailei na Curva, clássico do teatro gaúcho, completa 41 anos e ganha sessão com debate especial em Caxias do Sul
-
Streaming2 meses ago
“MONSTROS: A História dos Irmãos Menendez” – A tétrica realidade da serie sobre um crime americano