Artes Plásticas
Técnicas contemporâneas e antigas da fotografia são elementos na exposição “Das Naturezas Possíveis: a arte de Andréa Brächer” na 14ª Bienal do Mercosul

Andréa Brächer e suas obras – Foto: Andréia Graiz
Notável pela dedicação à observação detalhada da natureza, onde são reveladas nuances que muitas vezes passam despercebidas aos olhos, a artista Andréa Brächer apresenta a exposição “Das Naturezas Possíveis”, que será inaugurada no seu ateliê nesse dia 12 de abril, das 11h às 14h, como parte do projeto Portas para Arte organizado pela Fundação Bienal do Mercosul. A mostra, com curadoria de Nei Vargas, reúne uma seleção de obras inéditas da artista, explorando sua trajetória no campo da fotografia, com registros que convidam o público a uma nova forma de integração ao meio ambiente. “Com uma sólida formação na área, utilizo diversas tecnologias e métodos fotográficos, misturando técnicas contemporâneas e antigas. Ao sobrepor processos e estratégias de diferentes períodos, tanto na captura quanto na impressão das minhas imagens, busco criar uma obra que se caracteriza pela inovação e respeito pela tradição da fotografia”, declara Andréa
“Das Naturezas Possíveis” é dividida em dois núcleos temáticos. O primeiro se dedica ao registro de folhas e flocos de neve, utilizando ampliação e impressão em cianotipia, conferindo um caráter científico aos elementos da natureza. O segundo núcleo explora diferentes formas desses ambientes, abordando tanto o natural quanto o artificial. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 31 de maio. Além da exposição, haverá uma conversa especial entre a artista e o curador, no dia 26 de abril, às 11h, em um encontro que promete aprofundar a discussão sobre os processos criativos e conceituais da artista.
Serviço: Exposição “Das Naturezas Possíveis”, de Andréa Brächer e curadoria de Nei Vargas
Abertura: 12 de abril, das 11h às 14h
Visitação: até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h às 18h
Local: Ateliê de Andréa Brächer (Rua 24 de Outubro, 1681, sala 909)
Conversa com a artista e curador: 26 de abril, às 11h
Informações: 51.985312239 c/ Letícia.
Produção: Babilônica Arte
Andréa Brächer
Natural de Porto Alegre, Andréa Brächer é artista desde o fim dos anos 90. Suas exposições individuais mais destacadas ocorreram na CAIXA Cultural SP, nos museus MARGS, MARCO e MAB. Foi indicada três vezes ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, premiada para o Salão de Arte Latino-americana do Museu de Arte de Santa Maria, no 23° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2022) e para o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2004) e selecionada para o 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Santo André/SP. Tem seus trabalhos publicados sobre fotografia histórica/alternativa no Brasil e no exterior. Suas obras integram acervos públicos e coleções privadas. Sua proposta de base fotográfica busca refletir sobre o universo onírico, por vezes, fantasmático, de fabulações, invenções e de sonhos. No doutorado, Andréa desenvolveu uma produção voltada para o universo infantil a partir da leitura de contos de fadas e de horror, assim como da história da fotografia. Nas últimas produções as florestas ganham destaque e assumem o protagonismo. Atualmente, é docente no Instituto de Artes/UFRGS. Concluiu o PhD em Poéticas Visuais no PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS em 2009. Também é fundadora e coordenadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.

Artes Plásticas
Celebração em noite das obras de Decio Bevilacqua e Cleci Serpa na Gravura Galeria de Arte

Decio Bevilacqua e Rejane Hirtz Trein – Crédito LisaRoos
A artista Cleci Serpa e a Curadora Ana Zavadil – Crédito LisaRoos
O nível dos artistas e de suas obras não poderiam ter ocasionado efeito diferente, a Gravura Galeria de Arte reuniu um grande número de convidados na abertura na mesma noite das exposições “ALHURES, em outro lugar…”, do artista Decio Bevilacqua, e “Fragmentos de cidades, pinceladas de mundo”, da artista Cleci A. Serpa Apreciadores da arte, colecionadores e nomes da cena cultural porto-alegrense ficaram em um clima de celebração e sensibilidade perante as obras.
A ambientação das salas – cuidadosamente preparada pelas curadoras Rejane Hirtz Trein e Ana Zavadil – encantou os visitantes, que puderam mergulhar nas temáticas de identidade, memória, geografia e diversidade cultural. Bevilacqua apresentou um recorte poético e arquitetônico das etnias ao redor do mundo, enquanto Serpa trouxe à tona paisagens urbanas reinventadas em cores e formas que tocam a alma.
Regina Galbinski Teitelbaum e Cláudio Franco – crédito LisaRoos
O evento contou com a presença dos artistas e de Regina Galbinski Teitelbaum – proprietária da galeria – que recepcionaram os presentes. As exposições seguem abertas ao público até o dia 5 de julho, com entrada franca, na Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 47), de segunda à sexta-feira, das 09h30 às 18h30, e aos sábados das 09h30 às 13h30 – e as obras podem ser adquiridas no local.
Marcelo Zanini – Crédito LisaRoos
Vitoria Thielly – Crédito LisaRoos
Marcelo Spolaor e Tereza-Albano-Credito LisaRoos
Artes Plásticas
Obras de nomes gaúchos de repercussão mundial poderão ser conferidas em Caxias do Sul na mostra “Arte Glocal: entre o global e o local”

É uma oportunidade incrível de ser possível conhecer trabalhos únicos de artistas gaúchos, reconhecidos na cultura mundial. Uma parte expressiva da pinacoteca de José Antonio e Hieldis Martins estará aberta ao público à partir dessa sexta-feira, 04 de abril, até o dia 02 de maio, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. A mostra titulada “Arte Glocal: entre o global e o local ” tem curadoria de Jacks Ricardo Selistre, professor da Rede Municipal de Ensino e Doutor em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS) .
Entre as obras que estarão disponíveis para ser apreciadas, as de mestres como Ado Malagoli, Bea Balen Susin, Britto Velho, Bruno Segalla, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Diana Domingues, Eduardo Vieira da Cunha, Fernando Baril, Iberê Camargo, Ilsa Monteiro, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Mario Röhnelt, Milton Kurtz, Plínio Bernhardt, Rafael Dambros, Regina Silveira, Sergio Lopes, Tere Finger e Vasco Prado. Vamos convir que é maravilhoso demais! A exposição é promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul – Secretaria da Cultura / Unidade de Artes Visuais e conta com apoio incondicional da CONFRARTES. É de grande importância ressaltar que a mostra terá visitação guiada de estudantes de escolas públicas e particulares. Arte salva!
Serviço:
“Arte Glocal: entre o global e o local”
Abertura para convidados – 03 de abril, às 19h
Período de visitação: 04 de abril a 02 de maio de 2025
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Casa da Cultura, Rua Doutor Montaury, 1333, Caxias do Sul
Entrada gratuita
Classificação Livre
Artes Plásticas
Art.Hotel Transamerica Collection apresenta “Acervo Gaúcho” com mais de 30 obras de prestigiados artistas

Sandra Echeverria e Cristina Leal, curadoras de “Acervo Gaúcho” (foto Wanderlei Oliveira)
À partir de 5 de abril, o Art.Hotel Transamerica Collection abre ao público a exposição “Acervo Gaúcho”, com curadoria de Cristina Leal e Sandra Echeverria. A mostra faz parte do projeto Portas para a Arte – Fundação Bienal do Mercosul, que traz o conceito “Estalo” como base para todas exposições. “Acervo Gaúcho” é uma coletiva de artistas de destaque no cenário cultural gaúcho.
Através do uso de técnicas de suportes como a pintura, escultura, fotografia e instalação, o grupo aborda questões de relações humanas, sociais, políticas e ambientais que são relevantes na região, ao mesmo tempo que se conectam com questões mais amplas de âmbito nacional e internacional, como identidade, migração, impacto social e sustentabilidade. “Queremos mostrar às pessoas que sensibilidade, arte e inovação fazem parte do empreendedorismo, do trabalho duro, e do desenvolvimento cultural de todos os povos”, declara a curadora Cristina Leal.
O Art.Hotel Transamerica Collection é o hotel oficial da Bienal da Mercosul e carrega em seu DNA a essência artística – que se intensifica ainda mais durante esse período. Os ambientes irão acolher artistas, curadores e visitantes, proporcionando uma atmosfera que convida à criatividade e à expressão. O “Acervo Gaúcho” reúne mais de 30 obras entre pinturas, esculturas,
fotografias e instalações que estarão dispostas nos dois primeiros andares. Os artistas que irão expor nessa mostra coletiva são Arminda Lopes, Cris Leal, Duda Lanna, Felix Bressan, Itelvino Jahn, Nara Guichon, Nara Sirotsky, Olga Velho, Paulo Amaral, Paulo Chiele, Paulo Favalli, Silvia Brum, Theo Felizzola, Tina Felice e Tita Macedo.
A exposição estará aberta para visitação do público geral, inclusive para não-hóspedes, no Art.Hotel Transamerica Collection (Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995, bairro Bela Vista) a
partir do 05 de maio até o dia 05 de junho de 2025, das 9h às 19h. Com entrada franca.
Visitação público geral: de 05 de abril até 05 de junho de 2025, das 9h às 19h
Local: Art.Hotel Transamerica Collection
Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995. Bairro Bela Vista, Porto Alegre – RS
Entrada franca.
Cristina Leal – Arquiteta de profissão, Cristina trabalhou com arte desde criança, acompanhando sua mãe, Marisa Leal, também artista plástica. Entretanto, foi sua carreira profissional
intensa com projetos de interiores para Hotéis e Shopping Centers que a sua dedicação à arte cresceu. De lá para cá, são mais de 10 anos, cursos, exposições dentro e fora do país, como Miami e New York, e desenvolvendo um trabalho totalmente autoral na área de arte digital.
Na Fundação Iberê Camargo, organizou o leilão de artistas gaúchos. Atualmente, coordena a área de design de superfície e é responsável pela curadoria do Art.Hotel Transamerica Collection, apresentando este espaço como exposição permanente de uma arte inclusiva e disponível a todos visitantes.
Sandra Echeverria – Fundadora da plataforma Art Destination, voltada para a divulgação da arte contemporânea, com ênfase no Rio Grande do Sul, Sandra possui mais de 20 anos de
estudos em arte, especializando-se por meio de cursos independentes, com renomados professores, tanto no Brasil como no exterior, um deles na Sotheby’s, em Londres. Anualmente, participa de feiras de arte no Brasil e no exterior como SP-Arte, ArtRio,ArtBasel Miami, ArtBasel-Suíça e Frieze Art. Atua como mentora de grupos convidados à visitação em instituições culturais e galerias de arte em Porto Alegre e outros estados do Brasil. É conselheira da AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), contribuindo com ações beneficentes ligadas à arte. Possui 15 anos de experiência na área da Publicidade e Propaganda, atuando no mercado de mídia e novos meios de comunicação nas empresas Boa Nova Comunicação Ltda. e DCS
Comunicação Ltda.
-
Música11 meses ago
Rodrigo Pilla apresenta novo rumo na carreira usando o nome PILLA e com projeto iniciado com “O Cavalo no Telhado”
-
Cinema11 meses ago
“Barba Ensopada de Sangue” leva o incrível livro de Daniel Galera em filme homônimo para Gramado
-
Personalidades11 meses ago
Brasileira Giulia Be noiva com Conor Kennedy, sobrinho-neto de John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos
-
Comportamento11 meses ago
A vinda micada de Faye Dunaway ao RS em 1996
-
Streaming9 meses ago
“MONSTROS: A História dos Irmãos Menendez” – A tétrica realidade da serie sobre um crime americano
-
Streaming11 meses ago
O limite do fascínio do documentário “Faye”
-
Teatro10 meses ago
Bailei na Curva, clássico do teatro gaúcho, completa 41 anos e ganha sessão com debate especial em Caxias do Sul
-
Cinema11 meses ago
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre ao Leão de Ouro em Veneza mostrando a luta e resistência de Eunice Paiva