Connect with us

Artes Plásticas - Bienal do Mercosul

Mostra “Através: Poéticas da Materialidade”, na Galeria Gravura, apresenta obras com fusão de diferentes linguagens e materiais

Publicado

em

Graça Craidy-Lou Reed & Laurie Anderson

Com abertura hoje. dia 10 de abril,  na Gravura Galeria de Arte, a exposição “Através: Poéticas da Materialidade”, tem curadoria de Flavio Gil e reúne obras de artistas que adotam diversos  materiais e linguagens cem suas criações. A exposição, que faz parte do projeto Portas para a Arte, da 14ª Bienal do Mercosul, poderá ser conferida até o dia 03 de maio, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30, nas duas salas de exposições da Gravura.

Tereza Albano

 

Lorena Steiner

A potencialização das obras é obtida através da escolha de múltiplas ferramentas artísticas, que refletem o contexto e a intenção da arte. A forma de manifestação do pensamento contemporâneo é a proposta principal, que evidencia, de forma diversa e inovadora, e rompe práticas tradicionais a fim de provocar novas percepções e interpretações. O público é  convidado a refletir sobre novas narrativas e em formatos estéticos que diferem em modos de expressão e levam a experiências visuais únicas.

Simone Bernardi

 

Denise Wichmann

As obras são assinadas por 15 artistas de Porto Alegre e de outras cidades, como Denise Wichmann, de Novo Hamburgo, Lorena Steiner, de Canoas, Helena Schwalbe, moradora de Tapes, Heloisa Helena, de Criciúma (Santa Catarina) e Letícia Demeuse, gaúcha radicada em San Diego, Califórnia. Além de Graça Craidy, Isabel Ferreira, Isabela Marroni, Ivone Rabelo, Kika Herrmann, Márcia Rosa, Rosali Plentz, Simone Bernardi, Tereza Albano e Vitória Davoglio.

SERVIÇO | Gravura Galeria de Arte exposição “Através: Poéticas da Materialidade”, que faz parte do projeto Portas para a Arte, da 14ª Bienal do Mercosul

Vernissage: 10/04/2025, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: 11/04/2025 até 03/05/2025, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS

Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Instagram: gravuragaleria

Site: www.gravuragaleria.com.br

Artes Plásticas - Bienal do Mercosul

Última semana pra conferir a imperdível exposição “Lampo” de Marcelo Zanini na AZ Galeria

Publicado

em

O artista plástico Marcelo Zanini com sua exposição individual intitulada “Lampo tem sido um sucesso e ainda pode ser conferida até o próximo sábado, dia 03 de maio , na AZ Galeria, em Porto Alegre. Cerca de 20 pinturas abstratas com uma abordagem inovadora e o uso vibrante de cores, característica forte de suas obras, fazem parte da mostra, que faz parte do projeto Portas para Arte da 14.a Bienal do Mercosul. Zanini, que é médico, costuma nomear suas obras na língua de sua ascendência, o italiano. O termo “lampo” significa “clarão” e induz a reflexos isuais, assim como “estalo”, mote da Bienal, que significa fricção dos dedos polegar e médio com consequências na reverberação do som.

A exposição Lampo tem curadoria de Paulo Amaral que comenta: “na pintura de Zanini, o gesto nasce antes da inspiração; é dele que se faz a obra, como no clarão de um raio, inesperado e contundente. É na intensidade desta descarga gestual que resultam as cores e as formas que se plasmam sobre o suporte. Sempre e diferentes entre si, a denunciarem um artista intenso”.

O artista iniciou na pintura abstrata como um hobby, durante a década de 90. Com o objetivo de aprimorar sua técnica, fez alguns cursos com os mestres Gessy Geyer e Antônio Augusto Frantz, substituindo o uso da tinta à óleo para tinta acrílica. Nos últimos 20 anos intensificou sua busca por referências do expressionismo abstrato, com ênfase nas escolas da Itália, Alemanha e Estados Unidos. Seu estilo mostra um autor muito intuitivo, com pinceladas gestuais fortes com harmonia de volume e cores, invocando o puro desejo de criar. Sua pintura denota a liberdade de movimento, o experimental, a permissividade da desconstrução, seguido de uma busca do controle final, como em um jogo ou disputa entre obra e criador.

Zanini já participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais. A originalidade do seu trabalho está presente também na On Line Art Gallerie Singulart, em Paris. Entre as internacionais destaque para mostras, coletiva e individual, em Portugal, em 2023, onde suas obras tiveram grande repercussão.

Exposição LAMPO de Marcelo Zanini

Visitação até 03 de maio (sábado) 

Horários: Até sexta-feira das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h

AZ Galeria – Rua Casemiro de Abreu, 1412, Porto Alegre

Continue Lendo

Em Alta

Desenvolvido por Giovanne Marrone (@giomarronedev) Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.